PSP deu conselhos a comerciantes sobre segurança

Publicada por Carlos Tendeiro | segunda-feira, dezembro 28, 2009 |

A PSP e a Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) promoveram o passado dia 16 uma acção de sensibilização sobre segurança para comerciantes.

Esta sessão teve lugar depois de uma série de assaltos, durante a noite, a estabelecimentos comerciais caldenses, que motivaram alguns protestos por parte dos comerciantes.

Segundo a PSP, os roubos mais volumosos são cometidos, na sua grande maioria, entre a meia-noite e as cinco horas da manhã, e mais de metade são efectuados por meio de arrombamento das portas e janelas, ou utilizando chaves falsas.

Durante mais de duas horas os elementos do comando da PSP das Caldas da Rainha deram vários conselhos sobre como os comerciantes devem proteger os seus estabelecimentos, mas também abriram um espaço para debate.

Estes conselhos podem ser consultados no sítio da PSP na Internet, através do endereço: http://www.psp.pt/Pages/programasespeciais/comercio.aspx?menu=7

ACCCRO espera resposta para Contrato Local de Segurança

A Associação Comercial continua à espera de uma resposta do Governo Civil de Leiria em relação à proposta de Contrato Local de Segurança que foi proposto pela ACCCRO e pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

O contrato local de segurança prevê que as autarquias façam um diagnóstico dos principais problemas de segurança dos municípios, para que o Governo possa responder de uma forma adequada.

A ACCCRO pretende que seja instalada videovigilância em algumas artérias da cidade e gostaria também de contratar guardas-nocturnos bem como o aumento do número de efectivos policiais, entre outras medidas.

Segundo fonte da PSP local, o ratio polícia/cidadão nas Caldas da Rainha é o mais baixo do país, por isso outra das reivindicações da Associação Comercial passa pelo aumento do efectivo desta esquadra.

A direcção da ACCCRO refuta qualquer acção de protesto que possa ir contra a Lei, apesar de compreender o desespero de alguns comerciantes que têm sido assaltados diversas vezes.