Comunicação Social

Publicada por Carlos Tendeiro | quarta-feira, setembro 29, 2004 |


Ano 2009

Guardas-nocturnos vão continuar desarmados
Carlos Tendeiro, guarda-nocturno em Lagos e um dos promotores do Sindicato Nacional dos guardas-nocturnos , conta que "o desarmamento destes profissionais resulta de "uma interpretação errada da lei".
Portugal 25 de Agosto de 2009

Lei já permite rearmamento dos guardas nocturnos
A certeza foi deixada ao Sindicato Nacional de Guardas-Nocturnos (SNGN) no final de uma reunião com o ministro e durante a qual Rui Pereira se mostrou "sensível" às pretensões destes profissionais.
Portugal 1 de Outubro de 2009

Quotas pagam salário de guardas-nocturnos
Quotas pagam salário de guardas-nocturnos
Portugal 5 de Outubro de 2009

Desde Agosto que os guardas--nocturnos "andam desarmados, a cair no esquecimento e sem que vejam reconhecida a mais-valia do serviço que prestam", conta o presidente do Sindicato Nacional dos Guardas-nocturnos (SNG).
Portugal 5 de Novembro de 2009


Ano 2010

Guardas-nocturnos em todas as cidades e vilas

Entre as funções dos guardas-nocturnos consta o auxílio e colaboração com a acção da PSP ou GNR, entre as 00.00 e as 6.00, para uma maior vigilância nocturna.
Portugal 17 de Janeiro de 2010

Empresas privadas já substituem guardas-nocturnos na segurança

Nos distritos de Lisboa, Faro e Leiria, a PSP mandou recolher, na última semana, todo o equipamento "coercivo: algemas, cassetete, apito e cinturão" dos guardas--nocturnos, disse ao DN o presidente do Sindicato Nacional dos Guardas-Nocturnos (SNGN).
Portugal 31 de Janeiro de 2010
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1483092

Poucos candidatos a guarda-nocturno

Guardas nocturnos algarvios lideraram o movimento de criação de uma associação nacional. O presidente, Carlos Tendeiro, de Lagos, quer que sejam criadas mais zonas de actuação. Os autarcas falam em falta de candidatos pois a remuneração depende da contribuição de moradores e comerciantes. "As pessoas falam muito de segurança, mas na hora de participar não o fazem", resume Seruca Emídio, de Loulé.
17 Maio 2010
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/poucos-candidatos-a-guarda-nocturno

Guardas-Nocturnos já podem andar armados

Depois de terem frequentado o Curso de Formação Técnica e Cívica da PSP para portadores de armas de fogo, os guardas-nocturnos já podem usar armas de fogo em serviço, anunciou esta segunda-feira a Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos.
In: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1642399
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1642417
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1642396
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Guardas+nocturnos+ja+podem+andar+armados.htm
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=218534
http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5h-VflEV65JvRFcEbW-A7IbkFEVQg
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/guarda-nocturno-psp-arma-seguranca-tvi24-ultimas-noticias/1184929-4071.html
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=181820
http://www.destak.pt/artigo/72769
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=464739
entre outros...

Guardas pedem rádio

O presidente da Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos, Carlos Tendeiro, defendeu a necessidade de os profissionais serem equipados com rádios de comunicação e de terem ligação ao Sistema das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Justificou a necessidade do equipamento e da ligação ao SIRESP com o "trabalho de prevenção criminal e de apoio ao cidadão".

In: Correio da Manhã

Não tinha rádio para comunicar (referente ao homicidio na forma tentada e roubo ao Guarda-Nocturno da Marinha Grande)

"Ao contrário do que diz a lei, o guarda-nocturno não tinha um rádio para comunicar com a PSP", lamenta o presidente da Associação Sócio- -Profissional dos Guardas- -Nocturnos. Carlos Tenreiro lembra que a associação "aguarda uma resposta do Ministério da Administração Interna e que "o telemóvel não é eficaz nestas situações".
In: Diário de Noticias

Guardas noturnos: Associação pede rádios de comunicação e ligação ao SIRESP

O presidente da Associação Sócio-Profissional dos Guardas Noturnos defendeu ontem a necessidade de estes profissionais serem equipados com rádios de comunicação e da sua ligação ao Sistema das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). (...)
In: Correio do Minho/Lusa

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Associação quer que arma seja fornecida pelo Estado. Reclama ainda que guardas estejam munidos de rádio para emergências.(...)

In: Diário de Noticias

Reportagem da RTP com Guarda-Nocturno de Leiria 

Uma equipa da RTP acompanhou o nosso Presidente da Assembleia Carlos Tendeiro, que exerce as funções em Leiria.


Sábado, Agosto 28, 2010
In: RTP

Militares aproveitados como guardas

Proposta

A Associação Sócio Profissional dos Guardas-Nocturnos (ASPGN) quer aproveitar os militares "a dispensar pelas Forças Armadas" como guardas-nocturnos e vai apresentar a proposta ao Governo e aos militares. A associação defende que o investimento na segurança é mínimo.

"Veio a público que irão ser dispensados três mil militares que se encontram a contrato e nós achamos que com a formação adquirida nas Forças Armadas se pode reforçar a segurança pública do País, sem custos para o Estado, e aproveitar estes homens como guardas-nocturnos", diz o presidente da ASPGN. Carlos Tendeiro adianta que a associação "vai pedir uma reunião com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas para dar a conhecer as propostas, já que se estes militares quiserem ingressar na profissão de Guarda-Nocturno, se pode reduzir o número de desempregados".

O dirigente lembra que a associação "já apresentou uma proposta de estatuto profissional onde é preconizada a entrada imediata na profissão de elementos que deixem de pertencer às Forças Armadas, desde que não tenham sido expulsos ou afastados por motivos disciplinares". Para que estes militares possam "exercer, de imediato, a actividade de Guarda-Nocturno basta uma portaria, conjunta, dos ministérios da Administração Interna e da Defesa Nacional".

Tendeiro salienta: "Se em cada concelho forem admitidos, em média, cinco guardas-nocturnos podem ser criados mil novos postos de trabalho. A ASPGN alerta que "o único encargo que o Estado poderia vir a ter era voltar a entregar a arma de serviço." O dirigente diz que "o ordenado de um guarda-nocturno é feito através da compensação monetária de entidades particulares ou colectivas, a favor de quem exerce as funções".

In: DN

Guardas nocturnos com rádios ligados às redes de emergência

O presidente da Associação Sócio-Profissional dos Guardas Noturnos anunciou hoje que estes profissionais vão ser integrados no Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), uma reivindicação antiga da associação.

De acordo com Carlos Tendeiro, a «garantia» foi dada pela secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, no decorrer de uma reunião com a ASPGN na quinta feira. «A reunião deveu-se ao facto de o MAI estar a preparar o novo regime jurídico da actividade de Guarda-Nocturno», indicou Carlos Tendeiro.

«Na reunião foi-nos dada a garantia da integração dos guardas noturnos no Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), que se traduz numa clara melhoria da protecção e prestação do serviço para os guardas noturnos», considerou o mesmo responsável associativo.

Diário Digital / Lusa

Nota do Redactor

Agradecemos mais uma vez a atenção que a comunicação social tem tido acerca da actividade dos Guardas-Nocturnos, que demostra a importância que os mesmos têm perante a sociedade.

Guardas-nocturnos vão poder usar o SIRESP

Os guardas-nocturnos vão poder usar os equipamentos do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) que transmite nomeadamente a localização dos utilizadores. A medida foi comunicada à Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos (ASPGN), que ficou a saber que o Governo prepara novo regime jurídico para estes profissionais.

O presidente da ASPGN confirmou ao DN que os guardas-nocturnos "vão passar a utilizar o SIRESP, o que se traduz numa enorme segurança, uma vez que passam a transmitir às forças de segurança, a qualquer momento, a sua exacta localização". Uma medida "que reforça o sentimento de segurança uma vez que na maior parte dos casos vigiamos cidades e vilas completamente sozinhos", adiantou Carlos Tendeiro que lembrou que esta "é uma reivindicação antiga".

In: Diário de Noticias

Ano de 2011

Dalila Araújo reuniu com Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos

11/03/2011

Esta actividade associada à segurança comunitária tem uma tradição em Portugal cuja importância é reconhecida, sendo, por isso, necessário o seu enquadramento e a sua regulamentação.
Assim, encontra-se numa fase adiantada de preparação um projecto de diploma que sistematiza e agrega o regime geral da prestação do serviço de guarda-nocturno, os requisitos gerais e específicos de atribuição de licença e as condições do exercício da respectiva actividade.
As soluções legislativas contempladas respeitam a preocupação de distinguir a actividade exercida por guarda-nocturno da actividade exercida pelas Forças e Serviços de Segurança, pelas Polícias Municipais e pelos serviços de segurança privada sem, contudo, descurar as especificidades da actividade.
SEAI Reunião G. Nocturnos
http://www.mai.gov.pt/index.php?s2=arqactualidades&actualidade=943

Guardas-nocturnos passam a andar armados com apito

A associação dos guardas garante que o Governo quer privatizar aquela actividade.


A PSP está a retirar os cassetetes aos guardas-nocturnos, que se queixam de ficar apenas com um apito para socorrer habitantes e comerciantes das zonas que patrulham, acusando o Ministério da Administração Interna de estar a privatizar a actividade de segurança pública.
por DN.pt15 Março 2011
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1806091


por DN.pt15 Março 2011


Guardas nocturnos. Lei na gaveta já permite o uso e porte de arma

por Augusto Freitas de Sousa, Publicado em 09 de Abril de 2011

Com a nova lei, as juntas e associações de moradores podem pedir à câmara que crie um serviço de guarda em determinada zona.
O novo decreto-lei que vai regular a actividade de guarda nocturno vai permitir que os profissionais tenham direito a uso e porte de arma (pistolas semiautomáticas calibre 6,35 mm e revólveres .32) em serviço e fora dele.

Os guardas nocturnos ficam sujeitos ao regime geral de uso e porte de arma, e podem recorrer, durante o serviço, a aerossóis e armas eléctricas e a meios de defesa não letais.

O diploma está nas mãos do Ministério da Administração Interna (MAI) e, ao que tudo indica, merece o consenso da tutela e dos profissionais do sector, representados pela Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos.

Apesar da actividade de segurança de pessoas e bens ter vindo tendencialmente a privatizar-se, numa aproximação aos modelos norte-americanos, a manutenção dos guardas nocturnos tem sido defendida como um complemento da missão genérica atribuída às forças de segurança públicas.

O novo diploma, a ser aprovado, prevê que as câmaras municipais fiquem responsáveis pela actividade dos profissionais. Juntas de freguesia e associações podem pedir às autarquias a implementação de um serviço de guarda nocturno. A definição e alteração das áreas de actuação são competência das câmaras que tem ainda a responsabilidade de passar e revogar as licenças dos profissionais.

Estrangeiros podem concorrer A nova lei, que só deverá ser aprovada na próxima legislatura, define que os candidatos podem ser, além de portugueses, cidadãos de um estado-membro da União Europeia ou de país de língua oficial portuguesa. Outros requisitos prendem-se com ter mais de 21 anos e menos de 65, possuir a escolaridade mínima obrigatória, plena capacidade jurídica, não ter sido condenado, com sentença transitada em julgado, pela prática de crime com pena prisão superior a três anos ou infracção disciplinar com pena de demissão, não exercer, a qualquer título, cargo ou função na administração central, regional ou local, não exercer a actividade de fabricante ou comerciante de armas e munições, engenhos ou substâncias explosivas, não ter sido membro dos serviços que integram o sistema de informações da república nos cinco anos anteriores, não se encontrar no activo, reserva ou pré-aposentação das forças armadas ou de força ou serviço de segurança, não ser titular de licença ou alvará destinados à prestação de serviços de segurança privada, bem como não ser funcionário de segurança privada, possuir robustez física e perfil psicológico comprovados por atestado médico e ser idóneo para o exercício da actividade.

Os guardas nocturnos ficam, desta forma, com a missão de vigilância e protecção de pessoas e bens da sua área geográfica e ainda obrigados a prestar informações às forças de segurança. Podem, segundo o novo diploma, deter e revistar suspeitos de crime punível com pena de prisão, em caso de flagrante delito. No entanto, ficam obrigados a entregar imediatamente os suspeitos ao órgão de polícia criminal territorialmente competente.

No dia 10 de Março, a secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, reuniu com a Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos onde o novo diploma foi discutido, e conforme o i apurou, com o acordo das partes.


Na madrugada do dia 15 de Abril, a Rádio Renascença dedicou o programa do Sr. Oscar Daniel, às armas dos Guardas-Nocturnos.
Guardas-nocturnos: com ou sem arma?
Na sua opinião, guardas-noturnos com armas significam mais segurança ou nem por isso?

Há cerca de um mês, a secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, reuniu-se com a Associação Socioprofissional dos Guardas-nocturnos para discutir o novo diploma que prevê que estes profissionais tenham direito a uso e a porte de arma - quer estejam ou não de serviço. Segundo este diploma, os guardas-nocturnos ficam sujeitos ao regime geral de uso e porte de armas e, quando as circunstâncias o exijam, podem recorrer, no exercício das suas funções, a meios de defesa não letais: aerossóis e armas eléctricas, por exemplo. Sendo assim, como encara este novo projecto-lei? Com bons olhos ou com algum receio?

http://www.gnaltoseixalinho.lusimedia.com/Produce.wmv




Guardas Noturnos alertam que registos desatualizados e mudança de competências facilitam fraudes

A Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos (ASPGN) denunciou hoje que falta de atualização do registo destes profissionais e a passagem de competências dos governos civis para as autarquias tem vindo a facilitar o aparecimento de falsos vigilantes.O alerta surge na sequência de notícias sobre a detenção de um homem que prestava atividade de guarda noturno ilegalmente, tendo em sua posse duas armas de alarme, um `tyser` e dois bastões.

"A ASPGN tem vindo a alertar o Ministério da Administração Interna para este tipo de situações, que são facilmente detetadas na internet, pois são crescentes os casos de ofertas de serviço de vigilância privada e guarda nocturno ilegais, o que nada dignifica a nossa profissão, sendo essencial uma fiscalização eficaz", afirma em comunicado.


ANO de 2012

Associação critica “retirada de material a Guardas-Nocturnos”

“Pelos vistos um novo Director Nacional na PSP, já começa a trazer mudanças. Alguns Guardas-Nocturnos de Lisboa estão a ser contactados pelas esquadras da PSP para entregarem o cassetete, cinturão e pala de suporte. A medida já não é nova, é a terceira vez . Primeiro em 2009, depois em 2011 e agora em 2012″, critica a ASPGN-Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos, através de nota de imprensa, que transcrevemos:
“O equipamento era entregue ao abrigo da Portaria 394/99, que nunca foi revogado e que prevê igualmente a entrega da arma de fogo diariamente aos Guardas-Nocturnos.
O País precisa de segurança mas os meios escasseiam, resta aos Guardas-Nocturnos visados adquirirem o respectivo equipamento, para todas as noites prestarem um serviço de segurança pública, sem custas para o erário público.
Os Guardas-Nocturnos andavam armados e equipados pelo Estado desde o inicio do Secúlo XX, sendo que actualmente tem que comprar todo esse equipamento, existindo Guardas-Nocturnos á mais de 6 meses á espera de frequentar o Curso de Formação Técnica e Civica para Portadores de Armas de Fogo, para poderem assim tratar das licenças de uso e porte de arma e posterior compra de arma, sendo assim forçados a andar desarmados em serviço.
Estas preocupações já foram comunicadas ao Ministério da Administração Interna, numa reunião tida em Novembro com o  Secretário de Estado da Administração Interna Filipe Lobo Dávila”, conclui o documento da ASPGN.

Representantes do setor contra intenção de desarmamento e privatização

A Associação Sócio-Profissional de Guardas-Noturnos (ASPGN) manifestou-se hoje contra a intenção do Ministério da Administração Interna (MAI) de desarmar estes profissionais e privatizar a atividade.

O equipamento básico destes profissionais passará a ser composto por cinturão, rádio, algemas e apito, estando vedado ao uso e porte de armas
O equipamento básico destes profissionais passará a ser composto por cinturão, rádio, algemas e apito, estando vedado ao uso e porte de armasImagem: Lusa/Andre Kosters
O presidente da ASPGN, Carlos Tendeiro, disse à agência Lusa que o projeto de decreto-lei não menciona uso de arma de fogo e de cassetete, sendo por isso evidente a intenção de “retirar os meios de defesa que sempre fizeram parte do equipamento dos guardas-noturnos”.
Carlos Tendeiro considerou igualmente que o MAI pretende privatizar a atividade dos guardas-noturnos, adiantando que “são os lobbies da segurança privada” que estão por detrás desta intenção.
Estas alterações pretendem “prejudicar a segurança pública em prol da segurança privada”, afirmou, sublinhando que há mais de um século que os guardas-noturnos prestam um serviço público.
O presidente da ASPGN considerou “estranho” que o Governo queira privatizar esta atividade, tendo em conta que “não representa qualquer encargo público para o Estado e afastará certamente mais candidatos à profissão”, que é de risco e exercida exclusivamente de noite e de forma solitária.
“Esperemos que não seja o princípio da extinção de uma atividade secular, que tantos benefícios traz à segurança pública”, disse, acrescentando que a associação pediu uma reunião com urgência ao ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
Segundo o projeto de decreto-lei que define e estabelece um enquadramento legal e regulamentar para a atividade desenvolvida pelos guardas-noturnos, o equipamento básico destes profissionais passará a ser composto por cinturão, rádio, algemas e apito, estando vedado ao uso e porte de armas.
Os guardas-noturnos só podem recorrer, no âmbito da sua atividade profissional, ao uso de aerossóis, armas elétricas e meios de defesa não letais, devendo a sua utilização ser comunicada à força de segurança da área de residência para efeitos de fiscalização, refere ainda o documento.

Governo quer proibir armas de fogo aos guardas-noturnos

Equipamento básico passará a ser composto por cinturão, rádio, algemas e apito, segundo o projeto de decreto-lei que define a atividade. Profissionais contestam intenção de desarmamento e privatização.


O Ministério da Administração Interna (MAI) quer que os guardas-noturnos deixem de usar armas de fogo e cassetete e comecem a pagar os cursos ministrados pela PSP, segundo o projeto de decreto-lei que define esta atividade.

O documento, a que a agência Lusa teve acesso, indica que o equipamento básico do guarda-noturno passará a ser composto por cinturão, rádio, algemas e apito, estando vedado ao uso e porte de armas.



Os guardas-noturnos só podem recorrer, no âmbito da sua atividade profissional, ao uso de aerossóis, armas elétricas e meios de defesa não letais, devendo a sua utilização ser comunicada à força de segurança da área de residência para efeitos de fiscalização.

Profissionais contra "lobbies da segurança privada"




A Associação Sócio-Profissional de Guardas-Nocturnos  (ASPGN) manifestou-se hoje contra a intenção do Ministério da Administração Interna (MAI) de desarmar estes profissionais e privatizar a atividade.

O presidente da ASPGN, Carlos Tendeiro, disse à agência Lusa que o projeto de decreto-lei não menciona uso de arma de fogo e de cassetete, sendo por isso evidente a intenção de "retirar os meios de defesa que sempre fizeram parte do equipamento dos guardas-noturnos".  
  
Carlos Tendeiro considerou igualmente que o MAI pretende privatizar  a atividade dos guardas-noturnos, adiantando que "são os lobbies da segurança privada" que estão por detrás desta intenção.  
  
Estas alterações pretendem "prejudicar a segurança pública em prol da 
segurança privada", afirmou, sublinhando que há mais de um século que os  guardas-noturnos prestam um serviço público.   
  
O presidente da ASPGN considerou "estranho" que o Governo queira privatizar  esta atividade, tendo em conta que "não representa qualquer encargo público  para o Estado e afastará certamente mais candidatos à profissão", que é  de risco e exercida exclusivamente de noite e de forma solitária.  
  
"Esperemos que não seja o princípio da extinção de uma atividade secular,  que tantos benefícios traz à segurança pública", disse, acrescentando que  a associação pediu uma reunião com urgência ao ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. 


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/governo-quer-proibir-armas-de-fogo-aos-guardas-noturnos=f731381#ixzz2BerS5K8B


Concurso de Admissão de Guardas-Nocturnos na cidade de Faro


No dia de ontem realizou-se uma sessão de esclarecimento no Instituto de Emprego e Formação Profissioanl de Faro, com vista a esclarecer potenciais candidatos a Guarda-Nocturno os prós e contras da profissão.
 
A Sessão contou com a presença da adjunta do presidente da Câmara Municipal de Faro, Lilia Martins, do comandante da Esquadra da PSP de Faro e elementos da Direcção da ASPGN-Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos.
Segundo nota de imprensa da ASPGN, “irá ser dado inicio á abertura de concurso para admissão de 6 Guardas-Nocturnos na cidade de Faro no dia 05 de Março, que decorrerá até ao dia 16 do respectivo Mês”.
“Esta iniciativa permitirá o reforço da Segurança Pública em articulação com as Forças e Serviços de Segurança do Estado, através do patrulhamento de proximidade, mas permitirá igualmente a criação de postos de trabalho”, sublinha a ASPGN.
A concluir a Associação considera que “será vital outras Câmaras Municipais seguirem este exemplo, uma vez que se reforça a segurança pública, o que certamente irá proporcionar o aumento do sentimento de segurança por parte da população residente, mas também dos turistas”.






Guardas nocturnos chegam a mais concelhos


O número de guarda nocturnos a trabalhar na Região vai mais que duplicar nos próximos tempos, chegando aos concelhos da Ribeira Brava, Machico, Câmara de Lobos, Calheta e Ponta do Sol.
O anúncio foi feito há pouco no final de um encontro entre a delegação regional da Associção Sócio-Profissional dos Guarda Nocturnos (ASPGN) e a JSD, em que o líder da 'jota', José Pedro Pereira comprometeu-se em desenvolver esforços para tornar este aumento de profissionais uma realidade.
"Já conseguimos desbloquear, junto do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, a possibilidade daquele concelho ter mais três guardas nocturnos", disse José Pedro Pereira, lembrando que na Região existem actualmente cinco 'guardas': quatro no Funchal e um em Santa Cruz, na zona do Caniço.
"Têm tido um papel fundamentel no reforço das condições de segurança da propriedade pública e privada, isto para além de não terem qualquer custo para as autarquias", disse o líder da JSD, garantindo que vai trabalhar no sentido de que estes profissionais possam trabalhar em mais concelhos.
Desta forma, está previsto que Machico (quatro guardas nocturnos), Ribeira Brava (dois), Câmara de Lobos (dois), Calheta e Ponta do Sol (ambos com um) possam ter mais segurança, o que significa também a criação de mais postos de trabalho.
Esta, disse José Pedro Pereira, tem sido uma preocupação constante da JSD, referindo-se à criação de emprego e à segurança de bens e pessoas. "Desde o início do meu mandato temos reunido com muitas pessoas e instituições, temos andado na rua a ouvir os problemas das pessoas", afirmou, acrescentando que irá também trabalhar para encontrar um espaço para que a ASPGN tenha uma sede regional.

Centro Cultural de Lagos acolhe Seminário sobre Prevenção do Crime

O Seminário, destinado a promover comunidades mais seguras pela prevenção, é  dirigido à Comunidade estrangeira residente no Algarve, e terá lugar no próximo  dia 26 de Setembro, pelas 16h00, no Centro Cultural de Lagos.  
Esta iniciativa pioneira, que é promovida pelo cidadão residente no Algarve, David  Thomas, aposentado da polícia, e com larga experiência na área da segurança, conta  com o apoio e a participação do Destacamento da Guarda Nacional Republicana (GNR)  de Portimão, Divisão da Policia de Segurança Publica (PSP) de Portimão, Consulado  Britânico e Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos (ASPGN), sendo a  primeira vez que estas entidades e interlocutores se reúnem para partilha das suas  experiências com o público. No final está prevista a realização de uma sessão de debate  destinada a esclarecer dúvidas e a “oferecer” alguns conselhos de segurança e  informação diversa sobre o panorama criminal no  Algarve. As comunicações serão  efetuadas em Inglês. 
Mais informações e programa do evento na página: 


Um munícipe de Benavente quer ser guarda-nocturno no concelho porque não tem emprego e já tem a ajuda de outro ex-segurança privado e outros cinco amigos estão interessados na actividade para vencerem o desemprego. A câmara está a analisar a proposta.

Edição de 2012-11-22




Kennedy Santos está desempregado e viu uma oportunidade na actividade de guarda-nocturno para criar o seu próprio emprego numa altura de crise. Com formação em segurança privado, que já exerceu, Kennedy juntou-se com um colega da mesma área, Ricardo Clemente, e fizeram uma proposta à Câmara de Benavente para fazerem a vigilância no concelho.

A autarquia está a analisar o pedido e terá, se licenciar a actividade, que definir as áreas de intervenção de cada guarda. Benavente já teve guardas-nocturnos há mais de uma década e a falta de emprego podem levar ao regresso desta figura no concelho. O presidente do município, António José Ganhão (CDU), diz que os profissionais foram desaparecendo e não havia ninguém interessado em continuar a actividade.

“O meu objectivo é criar o meu próprio posto de trabalho e ajudar a melhorar e reforçar a segurança no concelho que tem sido palco de cada vez mais assaltos. Sei de muita gente que já nem sequer participa os roubos à GNR porque acha que não vale a pena”, esclarece Kennedy Santos, 38 anos, residente em Porto Alto e que possui várias formações em segurança privada. E acrescenta que já tem mais cinco colegas que estariam dispostos a aderir a este projecto, que para ser rentável precisa que a área de actuação seja alargada a toda a área do município. Cabe agora à autarquia decidir se aceita tal situação mas para já não está inclinada para essa possibilidade.

As remunerações dos guardas-nocturnos vêm de quotas pagas pelos moradores e comerciantes que solicitarem o serviço. Em média a vigilância de um apartamento pode valer entre 3,5 a 5 euros mensais, enquanto os estabelecimentos comerciais já pagam mais de 15 euros. Mas existem outros serviços associados a esta profissão. “Se uma pessoa precisar de um medicamento a meio da noite também podemos ir buscar”, acrescenta Kennedy Santos.


O presidente da Associação Socioprofissional dos Guardas-Nocturnos, Carlos Tendeiro, esclarece que as áreas de intervenção definidas devem permitir que seja possível efectuar uma ronda por hora em cada casa ou loja e permitir uma resposta em menos de cinco minutos em caso de urgência. “Na maior parte dos casos, as juntas e as câmaras dão um pequeno subsídio ao guarda-nocturno senão é muito difícil conseguir ganhar sequer para o gasóleo que se gasta”, esclarece. Kennedy Santos trabalhou durante 18 anos como segurança privado em bares e discotecas, mas explica que as empresas já o consideram demasiado “velho” para exercer a profissão.
Para já o presidente da câmara vai solicitar a colaboração da GNR para identificar as áreas mais problemáticas do concelho. Em todo o país existem cerca de 300 guardas-nocturnos em actividade e na área de abrangência de O MIRANTE, existem profissionais licenciados nos concelhos de Cartaxo, Entroncamento, Santarém e Vila Franca de Xira. Os guardas deslocam-se em veículos próprios identificados e estão sempre em contacto com as autoridades locais. Usam bastão curto, rádio de comunicações, apito e algemas. Se tiverem formação específica podem ainda usar arma de fogo e armas eléctricas como meio de defesa.



Em: O Mirante

Nota da ASPGN
As declarações feitas por esta associação não correspondem ao que foi escrito, uma vez que são poucas as Câmaras Municipais que contribuem com os Guardas-Nocturnos, mas sim que seria de bom tom a próprias Câmaras Municipais contribuirem com os Guardas-Nocturnos, como qualquer pessoa singular ou colectiva, sendo de igual interesse as juntas de freguesia apoiarem a actividade, pois assim estariam a contribuir para o reforço da segurança da sua freguesia.

Night Guard Service (Guarda-Nocturno)

Perhaps one of Portugal’s most closely guarded secrets is the Night Guard Service. During some of the recent crime prevention seminars, organized by Safe Communities Algarve, an opportunity has been taken to present their services which supports and complements the patrols undertaken by both the GNR and PSP.

This article has been compiled by Safe Communities Algarve from the input of José dos Santos, Vice President of the Night Guard Association (Associação Sócio-Professional dos Guardas-Nocturnos) known as the ASPGN. The feature describes the Night Guard service in Portugal, its history, current roles and responsibilities, how it operates, steps required to create one in your area and who to contact. 

History

The first reference to the Night Guard Service in Portugal was recorded in 1383 in conjunction with firefighters. They were deployed in the aftermath of the 1755 earthquake particularly in the Lisbon area. In 1975 after restructuring they were integrated as part of the security forces

So what is the Night Guard Service?

In effect it provides a para-police activity performing a service on behalf of the public. The service complements the service provided by the state police and security services with inherent powers.

Night Guards supplement the work of the GNR and PSP and provide a number of services over a six hour shift. 

Night Guards are civilians selected by city councils (Camaras) through a competitive process to carry out specific duties in a designated area. One Night Guard is assigned per area and works traditionally from midnight to 6am, patrolling the area to prevent or detect unusual situations. 

The Night Guard service is in operation throughout Portugal and in the Algarve covers the following areas: Tavira, Loulé, Quarteira, Portimão, Lagos, Praia da Luz, Faro and Vila Real Santo Antonio.

Night Guard Duties

The roles and duties of the Night Guard service are varied and include: a) Carrying out foot or vehicles patrols in a designated area and checking on properties registered with them; b) responding to alarms activated within subscribed clients’ properties; c) medical emergencies by obtaining medicine during the hours of the Night Guard service; d) exercising the power of arrest; e) providing general support to the GNR and PSP and f) providing a key-holder service to conduct checks on empty premises.

They are permitted to operate both in public and private areas.

Use of Force

As an official and licensed service, Night Guards wear uniform and are permitted to carry and use in appropriate circumstances, firearms and non lethal weapons such as gas or pepper spray, Taser gun (for administering an electric shock) and a baton. They also carry handcuffs. 

Liaison with the GNR

Before commencing their nightly patrols the Night Guard checks in with the local GNR or PSP station and at the end of the shift reports to them again to brief them on any unusual circumstances or incidents. During the six hour shift, in the event of any unusual situations or incidents, the Night Guard can contact the GNR or PSP for support by radio or by mobile phone.

Obtaining the Night Guard Service in Your area

If you are interested in obtaining the services of a Night Guard in your area the following steps need to be taken: firstly talk to neighbours in your area and ascertain if there is a common interest in obtaining this service; if so make an application on behalf of the group to the Mayor of the local Câmara requesting this service; if endorsed by the Mayor, the Câmara conducts a tendering process to select the Night Guard(s) to cover the designated area. Once selected the Night Guard will approach those residents who have requested the service and other residents in the area to introduce himself, explain the service and seek a contribution.

The ASPGN will be happy to assist in the procedure, as they’ve done previously with some Town Halls. The contact details are contained in this feature.

Cost

Remuneration is in the form of voluntary contributions paid monthly or annually by property owners, which can range from as little as €20-€30 per month for a standard villa. 

Community Views

Recently I received an email from a user of the Night Guard Service by the name of Andy White regarding the service specifically provided by José Santos. The message reads “We have used José Santos for approx. five years now and he has been an incredible help. When a neighbour nearby died suddenly during the night and his distraught wife called us, I immediately called the night guard and he in turn called the police and paramedics. Also recently when some very drunk and noisy holidaymakers were creating chaos and were seriously threatening the area, he was outside our house in less than two minutes, again he called the GNR who were there in minutes and dealt with what could have been a nasty situation”.

He added “It is difficult to explain to some residents the value of having an armed government-authorised guard in your area costing less than one Euro a day. In our area, Montinhos da Luz, only a few subscribe to the service, the rest assume that  they get the advantage of having him in the area anyway. They do not realise that in the event of an accident or sudden death, as was the case with our neighbour, the police are under an obligation to investigate, and you find that all of a sudden the area is full of police, doctors, and paramedics, and just how reassuring it is to have your Night Guard by your side to assist you”.

Contact

To find out more about the work of the Night Guard service you may contact Mr. Santos by phone on 964 542 462 or by email at aspguardasnocturnos@gmail.com . Residents of Praia da Luz may also contact Mr. Santos as he is a Night Guard covering that area. The ASPGN website is www.guarda-nocturno.blogspot.com

Safe Communities Algarve fully supports the Night Guard Service as it provides an important supplement to the work and resources of the GNR and PSP in preventing crime and helping to ensure safe communities.

||  features@algarveresident.com

David Thomas is a former Assistant Commissioner of the Hong Kong Police, consultant to INTERPOL and the United Nations Office on Drugs and Crime. In October 2011 he formed Safe Communities Algarve an on-line platform here in the Algarve to help the authorities and the community prevent crime. 913 045 093

www.safecommunitiesalgarve.com

Em: Algarve Residente a 07 de Dezembro de 2012
Ano 2013
Poderá ler o conteudo clicando com o cursor do rato em cima da imagem.
Entrevista ao nosso Delegado Regional da Madeira, feita pelo Diário de Noticias da Madeira e publicada a 28/01/13.
A Madeira tem sido um exemplo para o País, principalmente o Comando Regional da PSP que tem ministrado toda a formação aos profissionais, o que se tem traduzido em resultados positivos e no aumento do efectivo que já conta com 12 Guardas-Nocturnos.

Há 1300 vagas para Guardas-Nocturnos por ocupar nas autarquias.


Reportagem sobre a actividade de Guarda-Nocturno, publicada no Diário de Noticias a 31 de 

Março de 2013.

Para ter acesso à reportagem deverá clicar AQUI


Mais de mil oportunidades de emprego
Reportagem do porto Canal emitida a 14 de Abril de 2013




Municípios devem criar zonas de atuação para guardas-noturnos

A Associação Sócio Profissional dos Guardas-Noturnos (ASPGN) defendeu hoje que a criação de zonas de atuação de guardas-noturnos nos municípios permitiria a criação de mais de 1.000 novos postos de trabalho sem encargos para o Estado.
“Se cada câmara municipal tivesse em média cinco áreas de atuação de guardas-noturnos, permitiria a existência de 1.540 áreas de atuação. Uma vez que existem cerca de 300 guardas-noturnos em Portugal, estariam a ser criados 1.240 novos postos de trabalho”, disse à agência Lusa o presidente da ASPGN.
Carlos Tendeiro adiantou que a constituição de áreas de atuação nos municípios iria permitir a criação de “emprego e reforçar a segurança comunitária sem custos para o erário público”, uma vez que os guardas-noturnos são pagos com as quotas dos moradores e comerciantes.
A associação que representa estes profissionais já entregou esta proposta ao Ministério da Administração Interna no âmbito da revisão da proposta do Governo que regulamenta a atividade desenvolvida pelos guardas-noturnos.
O responsável pela ASPGN afirmou que atualmente há 1.240 vagas por ocupar nas autarquias, entidades que emitem as licenças para os guardas-noturnos desenvolverem a atividade.
Carlos Tendeiro lamentou o “desconhecimento profundo” por parte de algumas câmaras municipais sobre o que é um guarda-noturno, sublinhando que muitos municípios não abrem concursos.
“Chegam à associação contactos semanais de pessoas que querem ser guardas-noturnos e que encontram bastantes dificuldades em obter informações junto de algumas câmaras municipais, existindo algumas que mencionam não equacionar a abertura de concursos”, disse.
O presidente da associação estranha esta atitude por parte de algumas autarquias, uma vez que estariam a “beneficiar a segurança dos seus munícipes e criar postos de trabalho, sem qualquer investimento público”.
Para poderem ser admitidos enquanto guardas-noturnos, os candidatos não podem ter sido condenados, não podem exercer atividade de fabricantes ou comerciantes de armas, não podem estar no ativo ou na pré-aposentação das forças de segurança e não podem exercer funções na área da segurança privada.
Atualmente está a ser feito um registo do número de guardas-noturnos pela Direção Geral das Autarquias Locais, tendo em conta que o atual, segundo a associação, está desatualizado, dificultando a fiscalização da atividade e denúncia de situações ilegais por parte das forças de segurança.
Segundo a ASPGN, atualmente existem 300 guardas-noturnos, dos quais 254 exercem atividade na área da PSP e 46 na área da GNR.

EM: Jornal da Madeira a 16 de Abril de 2013


Guardas-Nocturnos com Equipamento para Ajudar Pessoas em Perigo
Guardas-noturnos do Algarve, Madeira e um pouco por todo o país passam, a partir de hoje, a ter nos telemóveis um dispositivo que permitirá ajudar crianças e pessoas com problemas de saúde, anunciou a Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Noturnos.

Este projeto surgiu de modo a permitir que cada vez mais os guardas-noturnos possam ser uma mais-valia na segurança comunitária, visto que detetam pessoas com doenças como Alzheimer a deambular pelas ruas durante a madrugada, mas também crianças perdidas ou mesmo crianças que saem de casa para procurar os pais na rua, por acordarem a meio da noite sozinhos em casa, explica a Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Noturnos (ASPGN).

O projeto é “pioneiro em Portugal e tem o objetivo de dar mais segurança a pessoas vulneráveis", refere a ASPGN, num comunicado enviado à Lusa, onde se lê que o programa começa a ser ativado hoje em Portugal e é dirigido a todos o que residem em Portugal Continental e Ilhas, mas também a visitantes.
Os guardas-noturnos vão ter informação sobre doenças como Alzheimer ou diabetes através da leitura de um código especial, denominado QR (do inglês "Quick Response" - “resposta rápida”), para depois poderem acionar os meios necessários, como estabelecer o contacto de emergência com um familiar de modo a obter mais informações sobre a pessoa em perigo e transmitir aos socorristas.

O código QR é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente lido usando a maioria dos telemóveis equipados com câmara.
Esse código é convertido em texto interativo como um endereço, um número de telefone, uma localização georreferenciada, uma morada eletrónica, um contacto ou um SMS (serviço de mensagem curta).

O projeto foi apresentado na quinta-feira ao Cônsul e Vice-cônsul do Consulado Britânico em Portimão (Algarve).

“Os cidadãos britânicos que visitem ou residam em Portugal, tal como os portugueses, poderão adquirir um QR Code através Internet de modo a que em caso de necessidade de ajuda, possa ser de imediato auxiliado”,informa a ASPGN.

Os pais também podem adquirir o código QR e aplicá-lo num objeto pessoal do seu filho, de modo a que em caso de a criança se perder e for localizada por um guarda-noturno, possa de imediato ser encaminhada para junto dos pais.

O uso do código QR vai também facilitar o apoio às forças e serviços de segurança, bombeiros ou restantes meios de socorro, pois poderá dar informação sobre problemas de saúde de uma pessoa inconsciente, ou que esteja visivelmente perturbada psicologicamente, ou mesmo um nadador salvador poder rapidamente localizar os pais de uma criança perdida, acrescenta a associação.

O código QR pode ser obtido através da internet, havendo páginas na Internet que disponibilizam a sua criação de forma gratuita, mas a ASPGN está também a desenvolver parcerias para poder fornecer os QR em objetos como relógios, pulseira, ou fios.

De acordo com a associação de guardas-noturnos, o novo dispositivo vai também “reforçar a imagem de Portugal como um destino seguro, sendo que a divulgação no estrangeiro se torna fundamental para a implementação do projeto".

Publicado no "Jornal da Madeira" a 11 de Maio de 2013

Nota da ASPGN
Somos parte integrante da sociedade civil, sendo a nossa actividade suportada pela mesma, cabe-nos então recorrer a todos os meios de modo a continuarmos a merecer a sua confiança.

Obrigado por confiar em nós!


Guardas-Nocturnos Apostam na Proximidade
Publicação do Jornal da Madeira a 15 de Maio de 2013