Lojistas contra o crime

Publicada por Carlos Tendeiro | terça-feira, novembro 16, 2010

Os comerciantes de Portimão reclamam o reforço da segurança no centro da cidade, nomeadamente com a instalação de videovigilância. Lojas de roupas caras foram ‘limpas’ nas últimas semanas e, na sexta-feira, houve mesmo um assalto à mão armada a uma casa de compra e venda de metais preciosos, perpetrado por dois encapuzados, que empunhavam uma pistola.

Os representantes das duas associações que reúnem comerciantes da cidade estiveram ontem à tarde reunidos com o vereador responsável pelas actividades económicas, Jorge Campos, a quem manifestaram as suas preocupações.
"Fizemos sentir a urgência de a videovigilância avançar o mais rapidamente possível e a disponibilidade para nos empenharmos no processo", afirmou ao CM João Rosado, presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL). O vereador Jorge Campos referiu, por seu lado, ao CM, que a intenção da câmara é apresentar a candidatura para a videovigilância no centro da cidade e na Praia da Rocha "no próximo ano". Para já, a autarquia irá lançar um concurso para a admissão de guardas nocturnos. Serão abertas quatro vagas para a zona comercial da cidade. O autarca explicou que "o processo tem carácter de urgência, mas leva algum tempo".
O presidente da ACRAL suspeita da existência de "uma rede orga-nizada" que anda a assaltar lojas de roupa de marca na zona comercial, adiantando que nos últimos dois meses "houve quatro estabelecimentos que foram completamente ‘limpos’ em apenas alguns minutos".
Jorge Campos referiu também que "a câmara está profundamente preocupada com a situação". O autarca garante que "essa preocupação tem sido manifestada à PSP e ao Governo".