Guardas-nocturnos na rua a partir de 1 de Fevereiro

Publicada por Carlos Tendeiro | quarta-feira, janeiro 05, 2011

Hoje de manhã arranca a formação dos quatro admitidos, dada pela CMF e PSP

Depois de a Câmara Municipal do Funchal (CMF) ter lançado um concurso público para licenciar a actividade de quatro guardas-nocturnos, o período de formação começa hoje e, segundo a vereadora da autarquia, Rubina Leal, os candidatos deverão entrar em serviço logo no início do próximo mês de Fevereiro.

De acordo com a responsável, a formação, de mais de 35 horas, incidirá sobre a função que vão desempenhar e como funciona a própria PSP, uma vez que terão uma "relação directa". Antes de cada turno, os guardas terão de apresentar-se na PSP. Porém, Rubina Leal fez questão de ressalvar que "os guardas-nocturnos não são  polícias". "Os guardas que irão para o terreno em quatro zonas do Funchal têm como objectivo proceder ao patrulhamento e vigilância das áreas, para protecção de pessoas e bens", esclareceu.

Após a formação, a CMF vai realizar reuniões com a ACIF e com os presidentes de junta das áreas abrangidas, que têm em conta os núcleos populacionais, turísticos e comerciais de seis freguesias (Sé, São Pedro, Santa Maria Maior, Santo António, São Martinho e São Roque).
Rubina Leal disse ainda que, neste momento, vão avançar para quatro áreas geográficas, mas que, no futuro, poderão se expandir. Porém, frisou que esta é uma actividade que depende das pessoas, já que os guardas serão remunerados pelos moradores das zonas patrulhadas, bem como comerciantes e empresários dos vários ramos.

Os guardas estiveram para sair para o terreno em Outubro de 2010, mas houve um "compasso de tempo"  para dar cumprimento formal a várias situações. Entretanto, também se registaram desistências, daí que a autarquia tenha  desencadeado novo processo de recrutamento  e selecção para preencher as vagas.
Outros dados
  • Esta realidade começou a ser delineada pela Câmara Municipal do Funchal no ano passado. Quando a autarquia lançou o concurso público para licenciar a actividade de quatro guardas-nocturnos, a adesão foi forte e concorreram 14 pessoas.
  • Na altura, os 14 candidatos foram sujeitos a entrevistas, onde indicaram a área onde pretendiam  prestar o serviço e as respectivas motivações. Uma comissão de avaliação da Câmara Municipal do Funchal analisou o perfil dos mesmos e seleccionou-os para as zonas abrangidas pelo projecto.
  • A formação arranca hoje de manhã e será dada pela PSP e por uma comissão de avaliação da autarquia funchalense.
  • O patrulhamento decorrerá entre as 22 horas e as 7 horas da manhã, período no qual o guarda-nocturno deverá estar disponível para qualquer contacto telefónico ou outra eventualidade.
  • O sucesso desta actividade dependerá da adesão dos clientes, ou seja, dos contributos, uma vez que serão remunerados por via de contribuições voluntárias dos beneficiários directos.
  • Este projecto é inovador no Funchal, abrange quatro áreas geográficas e teve em conta núcleos populacionais, turísticos e comerciais de seis freguesias do concelho (Sé, São Pedro, Santa Maria Maior, Santo António, São Martinho e São Roque).
Em: dnoticias.pt 

Nota:

De referir que esta associação tem apoiado a Câmara Municipal do Funchal acerca de diversas matérias, desde o fardamento ao armamento, sendo as fardas fornecidas por um fornecedor com quem temos um protocolo.