O serviço está pronto a iniciar já a partir do mês de Junho. Todas as informações, nomeadamente, contactos e detalhes sobre este serviço bem como dos titulares das licenças podem ser obtidos no balcão Integrado, na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.
A missão destes profissionais é zelar pela segurança de pessoas e bens nas várias freguesias e tem como funções rondar e vigiar os arruamentos da respectiva área de actuação, protegendo as pessoas e bens, em estreita colaboração com as forças de segurança locais. De sublinhar que de acordo com o regulamento, este é um serviço prestado por cidadãos do concelho, conhecedores privilegiados das áreas de actuação definidas, o que também pela proximidade permite a prática de preços acessíveis quando comparados com empresas de segurança.
No concelho foram definidas 8 áreas de vigilância, 3 na freguesia de Oiã e uma nas restantes 5 freguesias. A cada um dos candidatos foi atribuída uma área de vigilância. Estas áreas incidem nas zonas centrais e habitacionais das várias freguesias, bem como nos espaços industriais e em parques ou arredores de zonas muito frequentadas, como sedes de associações ou equipamentos de lazer.