Reunião no Ministério da Administração Interna

Publicada por Unknown | quinta-feira, novembro 03, 2011

Após a reunião no dia de hoje, temos a agradecer Ministério da Administração Interna na pessoa do Secretário de Estado Dr. Filipe Lobo D'Ávila, o facto de nos ter recebido. Houve uma grande abertura para serem resolvidos os problemas do armamento, formação, clarificação do uso do cinto de segurança, e da admissão de novos Guardas-Nocturnos, ao que iremos novamente trabalhar em conjunto com o Ministério com a finalidade de ser feito um estatuto que dignifique a profissão, ao que se voltarmos a ter o material atribuído pelas forças de segurança, poderá resolver o facto de ainda haverem Guardas-Nocturnos desarmados, e reduzir os encargos de quem queira iniciar a actividade.
Denunciámos igualmente situações ilegais que ocorrem com empresas legais ou ilegais do sector da vigilância privada, a exemplo o facto de algumas praticarem vigilância na via pública.
Foi mencionada a situação de Matosinhos e de Setúbal, que admitiram a concurso no total de 3 Guardas-Nocturnos, mas que até hoje não receberam a licença para iniciar a actividade, no caso de Setúbal, o processo iniciou-se em 2005, repetiu-se em 2010 e até hoje a licença não foi emitida.
A solução a nosso ver passa por concursos a nível Nacional que admitam Guardas-Nocturnos uma vez por ano, facilitando assim o processo formativo dos novos Guardas-Nocturnos e dos que já exercem a profissão.
Resumindo, a reunião foi positiva, esperando assim a dignificação profissional com mais e melhor segurança, criação de emprego, e o reforço da segurança pública em estreita colaboração com as forças de segurança.

Não esperamos por ninguém, nem que o mal nos bata á porta, ao que continuaremos a trabalhar em prol da dignificação profissional que os Guardas-Nocturnos merecem.