Temos policia por variados preços, o cujas attribuições se cooiplicam muito umas com as outras, e não se faz senão gastar dinheiro, fazendo-so um serviço irregular.
Um soldado da guarda ganha 441 réis, o policia civil 500 réis, os guardas nocturnos não custam nada ao estado, e fazem uma excellente policia; é uma policia meramento particular, e parece-me que havia conveniência em desti-nal-a para outras attribuições. Eu creio que a guarda municipal deve existir, mas entendo que- as suas funcções devem ser muito diversas d'aquellas que exerce.
A guarda municipal não devia servir senão para a policia de grandes ajuntamentos, o quando houvesse receio de alguma perturbação do ordem publica, mas não andarem dois pobres homens carregados não sei com quantos capotes, com uma espingarda pesada a passeiar pelas ruas da cidade.
O serviço de patrulhas devia ser feito pelos guardas nocturnos quando os houvesse, ou pelos guardas civis, muito embora houvesse estações de guarda municipal para acudir a qualquer acontecimento mais importante."