Eleições Autárquicas

Publicada por Unknown | quarta-feira, fevereiro 27, 2013


Em altura de eleições são várias as autarquias, e candidatos às eleições autárquicas, a prometerem a criação do serviço de Guardas-Nocturnos.

Promessas que pelos vistos não passam disso mesmo, pena é lembrarem-se de nós para se enaltecerem, sem contudo apoiarem os profissionais que desenvolvem a actividade, como infelizmente acontece em grande parte das autarquias.

Fica um pequeno exemplo.

""Por um concelho seguro e tranquilo" era outro dos slogans da candidatura do PSD. O processo de adaptação da Escola de Santa Cruz para quartel da GNR de Freamunde e uma parceria com a Associação Empresarial de Paços de Ferreira e com os comerciantes para a implementação de um programa de guardas-noturnos para o comércio tradicional davam corpo a mais uma promessa. Todavia, a GNR de Freamunde continua no mesmo espaço sem condições para guardas e atendimento ao público e, em momento algum, as lojas de Paços de Ferreira foram vigiadas por guardas-nocturnos.", que poderá ser visto na integra em Verdadeiro Olhar.pt

Também perguntamos o porquê da insistência em envolverem Associação Empresariais e de Comerciantes na criação de um serviço , onde a legislação vigente apenas refere associações de moradores.

Isto tudo demonstra um desconhecimento profundo do que é um Guarda-Nocturno e na mais valia para a segurança comunitária.

Apenas pedimos, cumpram as promessas, apoiem os Guardas-Nocturnos, forneçam equipamento rádio, seja do Siresp, Protecção Civil ou uma rede Própria, com ligação à PSP e GNR, como legalmente previsto, entre outros apoios que possam fornecer, pois estarão assim a contribuir para a segurança dos seus municípios, a exemplo, isentarem os Guardas-Nocturnos do pagamento da licença, sendo possível derivado ao interesse público da profissão.

Deixamos 2 exemplos acerca dos rádios, em Lagos a Câmara Municipal adquiriu uma frequência e respectivos rádios exclusiva para os Guardas-Nocturnos comunicarem com a PSP e GNR, no concelho de Loulé os Guardas-Nocturnos possuem rádios da Protecção Civil, o que permite o contacto com todos os agentes de protecção civil do concelho.