Guardas-Nocturnos

Publicada por Unknown | terça-feira, junho 11, 2013 | , , ,

É com agrado que fomos convidados para um documentário que irá ser realizado por uma cadeia de televisão francesa, ainda mais agradados ficámos com a rápida disponibilidade da Policia de Segurança Pública em participar na mesma.

Efectivamente os Guardas-Nocturnos viveram momentos conturbados em 2009 e embora uma solução tenha sida dada, infelizmente nem todos os Guardas-Nocturnos têm capacidade económica para resolver o problema do licenciamento de uso e porte de arma, mas isso já é um problema que terá que ser resolvido a nível legislativo.

Contudo a PSP sempre esteve e continua do lado da solução, havendo uma boa comunicação com esta associação, o que tem permitido resolver alguns contratempos.

O mal da actividade já vem desde 2002, aquando a passagem de competências de licenciamento da actividade de Guarda-Nocturno dos Governos Civis para as Câmaras Municipais, o que acabou por levar a um certo afastamento do Ministério da Administração Interna, mas também das Forças e Serviços de Segurança do Estado, que nos levou à actual situação, que só não é pior devido ao esforço e compreensão de vários elementos da PSP, nomeadamente do Exmo. Subintendente Paulo Flor e da Exma. Subintendente Florbela Carrilho, que muito têm feito para permitir o licenciamento de uso e porte de arma no mais curto espaço de tempo, permitindo assim aos profissionais  a aquisição de meios de defesa, legalmente previsto para a profissão.

Também existe um Comando que é a nosso ver é um exemplo a seguir, nomeadamente o Comando Regional da Madeira, que tem levado a profissão a outro patamar, nomeadamente através do rigor e formação.

Também aqui não podíamos deixar de ressalvar a importância do Exmo. Subintendente Roberto Fernandes, com quem tem sido possível manter um dialogo sempre que necessário, ou mesmo para uma simples troca de ideias.

Como profissionais temos orgulho em trabalhar ao vosso "lado" e apoiar os elementos policias sempre que necessário, em estreita colaboração e sempre em complementaridade ao seu serviço.

Obrigado por tudo!