Guardas-Nocturnos

Publicada por Unknown | terça-feira, janeiro 21, 2014

No ano 2013 esta associação registou a publicação de 49 noticias feitas pela comunicação social, referente a intervenções de Guardas-Nocturnos, onde apenas duas não são de nossos associados, totalizando a actividade de 9 Municípios num total de 13 profissionais.

Muito do que fazemos não é por nós divulgado, a exemplo, situações de apoio a forças e serviços de segurança e ocorrências que podem colocar em causa processos que estejam a decorrer.

Mas a essência do nosso serviço é a prevenção, que não é noticia, logo de pouco se fala, mas caberá a cada cidadão avaliar a segurança antes e após o inicio de funções de um Guarda-Nocturno, bem como o sentimento de segurança que trazem a cada área de actuação.

Assim tem esta associação como objectivo dar a conhecer a actividade, de modo a permitir o seu crescimento, mas também que mais pessoas possam contribuir para o serviço e assim permitir a continuidade de quem se encontra em funções.

O trabalho da ASPGN iniciou-se em 2009, altura em que houve alterações a nível do armamento, o que deu para nos apercebermos que havia falta de informação que permiti-se aos nossos Governantes, e até mesmo alguns responsáveis das forças e segurança do Estado, reconhecer a mais valia que os Guardas-Nocturnos são para a segurança comunitária, situação essa que tinha que ser alterada para nossa protecção.

Assim esta associação que dispõe de uma página com informação da actividade desde 2004, encetou contactos com o Ministério da Administração Interna, Forças de Segurança do Estado, Sindicatos de Policia e Associações da GNR, Partidos Políticos, Governos Civis, Autarquias, Juntas de Freguesia, e demais entidades do estado, mas também com vários órgãos de comunicação social, que têm divulgado a actividade dos Guardas-Nocturnos e desta associação.

Muitos Guardas-Nocturnos seguiram o nosso exemplo, através da criação de Blogues e de páginas no Facebook, de modo a facilitar a informação sobre a actividade.

Infelizmente ainda há quem pense que as publicações feitas têm um objectivo de protagonismo ou de rivalidades, mas não, os Guardas-Nocturnos também têm direito ao reconhecimento do seu trabalho, daquilo que fazem pela segurança comunitária, executando funções legalmente previstas e que legitimam a sua actuação.

O reconhecimento da população é essencial para o suporte da actividade, actividade essa secular, tão ou mais antiga que a primeira força de segurança existente no País, que tem o seu lugar na história de Portugal, mantendo as origens da sua criação.

Melhores condições de trabalho iriam beneficiar os profissionais, a população em geral, mas também criaria mais postos de trabalho, com os claros benefícios para a segurança pública.

Continuaremos assim a trabalhar, como associação e Guardas-Nocturnos a cumprir com o legalmente estipulado, aguardando que o projecto que se encontra na Assembleia da República seja aperfeiçoado e aprovado, trazendo assim melhorias para a actividade e para a segurança dos cidadãos residentes, mas também de quem escolhe Portugal como destino turístico.

Todos juntos podemos fazer mais e melhor, nós cumpriremos sempre com a nossa parte...Todos juntos podemos fazer mais e melhor, nós cumpriremos sempre com a nossa parte...