Guardas nocturnos nas freguesias rurais

Publicada por Carlos Tendeiro | terça-feira, abril 24, 2007

Cartaxo quer mais polícia nas ruas
Paulo Caldas remeteu um ofício ao ministro solicitando uma reunião a fim de reiterar a necessidade da esquadra na cidade. Esta reunião deve realizar-se na segunda-feira, 19. Questionado sobre o que fará se o ministro não atender aos seus argumentos, Paulo Caldas afirmou que se a PSP sair do Cartaxo, tratar-se-á de "uma medida pouco sensata", e antevê "uma situação extremamente complicada", bem como "problemas graves de criminalidade, como aconteceu em concelhos vizinhos", reitera.
Os principais argumentos da autarquia para a permanência da força policial na cidade é o número de habitantes, uma vez que o Plano Director Municipal (PDM) prevê a interligação urbana das freguesias do Cartaxo e de Vila Chã de Ourique, perfazendo um número de habitantes que ronda os 20 mil e que ultrapassa os 15 mil considerados essenciais para a presença da esquadra da PSP. Isolada, a freguesia do Cartaxo ronda os 14 mil habitantes.
A autarquia mostra-se até disponível para arrancar com a construção de uma nova esquadra para a PSP e diz estar disponível para suportar "até 10%" do custo da infra-estrutura . Segundo a Câmara, o equipamento "é ambicionado há décadas" pela população. O projecto encontra-se em fase final de elaboração pelo Gabinete de Estudos e Planeamento de Infraestruturas (GEPI) do Ministério da Administração Interna. "Não tenho problemas nenhuns em afirmar ao Sr. Ministro que se ele quiser começar a construir a nova esquadra amanhã o podemos fazer", sublinha Paulo Caldas. Na mesma reunião camarária foi aprovada por unanimidade uma proposta do executivo que coloca guardas nocturnos em todas as freguesias do Concelho. O objectivo é "desenvolver acções pedagógicas e de prevenção no âmbito da segurança". Não haverá um guarda nocturno por freguesia. Naquilo que Paulo Caldas considera um "esforço inter-freguesias", os quatro agentes farão as rondas agrupando as freguesias com menor território duas a duas.

Quatro novos guardas nocturnos vão patrulhar as ruas das freguesias
"Haverá um guarda nocturno para a Ereira e Lapa; um para Valada e Vale da Pedra, um para Vila Chã de Ourique e outro para Pontével e Vale da Pinta, num total de quatro guardas nocturnos" , afirma Paulo