Olhão: Dezenas de lojas alvo de furtos nos últimos meses
Milícias contra onda de assaltos
Os comerciantes de Olhão estão cansados de ser vítimas de assaltos. Perante a onda de furtos que se queixam de sofrer, já ameaçam com a formação de milícias para combater o crime.
'Se nada for feito, vamos avançar para a formação de milícias', ameaça Isabel Figueira, proprietária do café Sylvie, assaltado na madrugada de ontem. A comerciante é apoiada por outros proprietários de cafés e lojas de Olhão, ouvidos ontem pelo CM. 'Vamos combater isto juntos', diz Ana Valério, dona do café Olho da Ria, assaltado na semana passada. Há, até, já casos de comerciantes que dormem dentro dos estabelecimentos.
'Esta foi a quarta vez este ano', conta Isabel Figueira, 'fui assaltada a 28 de Fevereiro, 14 e 28 de Março e agora hoje [ontem]', conta. Nas quatro ocasiões partiram-lhe a montra e o gradeamento. Ontem levaram-lhe '140 euros de uma sociedade do euromilhões, 40 de trocos, 15 da caixa registadora e ainda comeram bolos e roubaram latas de bebidas e uma garrafa de licor'.
Além do café Sylvie, também a papelaria Cultural, o café Olho da Ria, o bar Lázaro, a geladaria Gelvi e os Atoalhados Milady foram assaltados nos últimos meses. E, garantem os comerciantes, há vários estabelecimentos alvo de mais do que um assalto, este ano.
Isabel Figueira marcou, para hoje, uma reunião, com o presidente da câmara, para falar sobre a situação. Depois 'se nada for feito, os comerciantes irão avançar para a formação de milícias', garante.
Os donos de lojas e cafés dizem que os polícias se queixam da falta de efectivos. 'Agentes disseram-me que só há três elementos e uma viatura no período nocturno', conta Isabel Figueira.
As casas não têm escapado a esta onda. Na madrugada de segunda-feira foram furtados bens de elevado valor de uma residência em Quelfes. Nessa tarde, jóias no valor de 200 mil euros e 14 500 euros em dinheiro foram levados de uma outra casa, na rua dos Capitães, conforme o CM ontem noticiou.
REACÇÕES
'NÃO HÁ REGISTO DE AUMENTO DE FURTOS: Victor Rodrigues - Comandante distrital da PSP
A PSP não regista aumento de furtos em Olhão e os assaltos até são esporádicos. Os efectivos policiais são suficientes e podem ser reforçados com elementos vindos de Faro'.
'VOU CONVOAR UMA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA': Francisco Leal - Presidente da Câmara de Olhão
Convoquei uma reunião de emergência do Conselho Municipal de Segurança. É preciso mais policiamento e estou disponível para subsidiar mais guardas-nocturnos'.