Criado conselho de supervisão para redes de emergência e segurança

Publicada por Carlos Tendeiro | domingo, novembro 21, 2010

O Conselho de Ministros aprovou, dia 18 de Novembro, a criação do conselho de utilizadores do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), um sistema único de comunicação entre forças e serviços de emergência e de segurança nacionais.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, foi aprovada a Resolução que cria o conselho de utilizadores do SIRESP e aprova o regulamento interno deste conselho, uma vez que está terminado o processo de instalação da rede e instalados 23 mil terminais que permitem a utilização do serviço.
O SIRESP é um sistema único nacional de comunicação entre forças e serviços de emergência e de segurança, garantindo a qualidade, fiabilidade e segurança das comunicações e, ainda, a racionalidade dos recursos.
O conselho de utilizadores do SIRESP é composto por um representante do Ministro da Administração Interna e por representantes das entidades utilizadoras, como as forças de segurança e as empresas responsáveis pela gestão de serviços públicos essenciais - produção e distribuição de energia eléctrica ou de água -, bem como as entidades empresariais portuárias, aeroportuárias e prestadoras de serviços de transporte colectivo.
O conselho de utilizadores visa supervisionar o SIRESP, pronunciando-se sobre a qualidade de serviço e das comunicações, o desenvolvimento de novas funcionalidades e as formas de cooperação dos utilizadores.
 

Nota do Redactor 
Continuamos a trabalhar junto do Ministério da Administração Interna, a integração dos Guardas-Nocturnos no SIRESP, o qual esperamos que em breve seja uma realidade.