As freguesias de Pindelo e de Santiago de Riba Ul, Oliveira de Azeméis, vão ter guardas-nocturnos nas ruas para combater a onda de assaltos que se têm verificado nos últimos tempos. Os custos são suportados pelas empresas privadas, e as juntas de freguesia já tiveram o aval da câmara municipal para licenciar.
"Temos assistido a uma vaga de assaltos, em particular às residências, e esta é uma forma de dar mais segurança aos moradores e empresários", explica ao CM Carlos Silva, presidente da Junta de Santiago de Riba Ul. Se os furtos em residências, cada vez mais frequentes, têm assustado os moradores, o roubo de cobre está a deixar os empresários à beira de um ataque de nervos.
"Queremos pôr um travão a isto, e como a GNR não nos dá a resposta de que precisamos, porque têm de patrulhar quatro freguesias, temos de ser nós a arranjar soluções para a insegurança que se vai sentindo cada vez mais", justifica o autarca. Ainda antes de estar licenciado, um dos guardas-nocturnos já conseguiu evitar um assalto ao cemitério, que seria o segundo em menos de um mês. "Apercebeu-se de um carro suspeito, alertou a GNR e conseguiram fazer a intercepção", conta o autarca.
Em: Correio da Manhã
Nota da ASPGN
Foi um processo moroso ao qual tivemos o prazer de intervir. Sejam bem vindos!