Fomos informados, que na madrugada de hoje e aquando da entrada de alguns Guardas-Nocturnos ao serviço, lhes foram pedidos alguns dados, afim de frequentarem uma formação para lhes ser atribuída arma do estado, só que a circular 4/2009 que está a ser difundida pela P.S.P., indica o contrário dizendo aliás que não há bases legais para o estado fornecer armas.
Foi feita por nós uma exposição no Domingo, dirigida ao Exmo.Sr. Director Nacional da P.S.P., devido a essa circular conter algumas irregularidades, sendo uma delas a exigência do seguro de grupo que ainda não foi regulamentado em portaria.
Alguns Guardas-Nocturnos de um Comando de Policia, foram questionados sobre quem nos teria dado tal informação, visto que a mesma só tinha sido entregue naquele comando.
A mesma foi-nos entregue por um membro desta Comissão Constituinte, que ao deparar-se com algumas situações, contactou-nos afim de as esclarecermos.
Assim foi feito, sendo prova disso mesmo o facto de esse membro e seus colegas terem sido questionados sobre a divulgação da circular.
Assim sendo seremos autorizados a andar armados com as nossas armas de defesa pessoal, pois a formação é para quem tem, pediu a renovação ou nunca teve licença de uso e porte de arma, pois essa é a finalidade da formação a realizar na Escola Prática da P.S.P., e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna , e destinada para os Guardas-Nocturnos.
Se o Exmo. Sr. Director Nacional da P.S.P. regulamentar a matéria, pode ser que venhamos a ter novamente a arma á cintura, o que já não era mau, só que agora seria com uma arma nossa.