Solicitação de Guardas-Nocturnos

Publicada por Carlos Tendeiro | sábado, junho 12, 2010

Tem sido crescente a procura de informações acerca da actividade de Guarda-Nocturno, quer a nível do que fazem, onde estão, como pode ser criado o serviço numa determinada área e até mesmo estudos académicos acerca da profissão, estudos esses que iremos apoiar com empenho e dedicação e onde a colaboração de todos poderá ser uma mais valia, poderão enviar documentos acerca da profissão, material histórico, acordãos ou mesmo noticias relevantes.
Congratulamos o colega José Medeiros que irá fornecer muito material datado desde 1755, sendo que temos em nossa posse documentação com igual relevo datada de 1860 até esta data.

O Guarda-Nocturno tem um valor histórico muito importante, sendo a única "força de segurança" que ao longo da história manteve o nome e as caracteristicas, qualidade reconhecida ao longo dos séculos, havendo mesmo passagens na história que questionam  o que seria de Lisboa se não fossem os Guardas-Nocturnos.
Estamos em contacto coma várias entidades governamentais, com a finalidade de facilitar a admissão de Guardas-Nocturnos, sendo que em Loulé foi possível apresentar 3 candidatos.
Estamos e trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão de forma a poderem preencher as áreas vagas, mas para isso aconselhámos uma remodelação de zonas, e principalmente que seja salvaguardado os interesses de quem já exerce as funções naquele concelho.
Estamos à espera de informações respeitantes à cidade do Porto, pois existe o neto de um Ex-Guarda-Nocturno interessado em ingressar na área que era do Avô, demonstrado que esta actividade também passa de geração em geração, pois sempre se ouviu dizer que o sonho de qualquer criança era ser Bombeiro e Guarda-Nocturno.
Esperamos uma informação do Ministério da Administração Interna acerca do armamento, que será oportunamente divulgada.